Quem Somos
É uma cooperativa de solidariedade social, equiparada a IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social – criada no dia 24 de Março de 2005.
“Um Tempo e um Espaço para ser Feliz!”
Compromisso: Todos faremos tudo, e tudo não será demasiado, porque o que temos nas mãos é a vida da PESSOA – as nossas crianças, os nossos jovens, os nossos idosos.
A MAISPLURAL tem como missão dar resposta às carências do território, centrada nos direitos e necessidades das pessoas, contribuindo para a coesão social.
História
A Mais Plural é uma cooperativa de solidariedade social, equiparada a IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social – criada no dia 24 de março de 2005, que tem como missão dar resposta às carências do território, centrada nos direitos e necessidades das pessoas, contribuindo para a coesão social.
Tem por objeto o apoio integrado a crianças, (nomeadamente o serviço educativo e instrutivo) jovens e idosos (Creche, Jardim de infância, Escola Mais Plural -1º Ciclo do Ensino Básico, Lar de idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia), a integração social de grupos vulneráveis da população, a formação e integração profissional, o desenvolvimento de programas e ações de apoio à ocupação de tempos livres, de criação de emprego e de combate ao desemprego e o apoio integrado aos idosos, nomeadamente o apoio domiciliário e lar e outros, de acordo com as necessidades da população.
A Cooperativa Mais Plural nasceu na Rua do Azevinheiro, em Gavião, envolvida num amplo espaço verde, apostando na interação entre idosos e crianças de modo a criar um espaço e ambiente promotor de um desenvolvimento harmonioso.
No dia 15 de Dezembro de 2007, foi lançada a 1ª Pedra, cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro Eng. José Socrates e o Ministro do Trabalho e Solidariedade Social Dr. José Vieira da Silva, onde se defendeu o lema “Todas as grandes caminhadas começam num pequeno passo…”
Em abril de 2007, foi assinado o contrato de comparticipação financeira com o Ministério de Trabalho e Solidariedade Social, com vista à construção deste Equipamento Social. A concretização deste projeto aconteceu ao abrigo do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, o qual teve conclusão no dia 28 de Julho de 2009, data da cerimónia de inauguração, presidida pelo Dr. José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, com o lançamento do ideal defendido por todos os cooperantes para este projeto “Um Tempo e um Espaço para se ser Feliz!”
As suas portas foram abertas no dia 29 de Agosto de 2009, com a entrada das crianças para as respostas sociais de Creche e Jardim de Infância, e com a entrada gradual dos idosos para as respostas de Lar e Centro de Dia.
A Escola Mais Plural – 1º Ciclo, é uma resposta que surge na sequência de várias solicitações por parte dos pais com filhos ainda no jardim de infância, e no ideal de continuidade educativa, proporcionando um percurso mais equilibrado, individualizado e contínuo. A Escola teve início no dia 1 de Setembro de 2010, com a abertura e receção da primeira turma de 1º ano de escolaridade, sendo objetivo da Direção abrir uma turma de cada vez, até completar os quatro anos de escolaridade.
Em 2014, mediante a procura constante das famílias e a falta de vagas para dar resposta, a Mais Plural pede autorização à DGestE e demais organismos para o aumento da resposta de educação pré-escolar, sendo concedido parecer favorável para a criação de mais uma sala de atividades. A partir deste ano a Mais Plural conta com 4 salas de Jardim de infância, perfazendo a capacidade máxima de 100 lugares.
Focando sempre a continuidade educativa e a importância de uma transição saudável para o 1º ciclo, em 2022, a Mais Plural assistiu a uma procura enorme para a escola de 1º ciclo, excedendo o número de vagas disponíveis para a formação de uma turma de 1º ano. Esta procura levou a que, com algum investimento e pedido às entidades competentes, fosse autorizada a criação de mais uma sala de aula, estabelecendo autorização definitiva para o funcionamento de 5 turmas de 1º ciclo.
Creche, Jardim de Infância, Centro de Dia, Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Escola Mais Plural (1º Ciclo do Ensino Básico), são as respostas sociais que a Mais Plural disponibiliza a toda a comunidade.
Direção
Presidente
Pedro Pinto
Vice Presidente
Amadeu Dinis
Vice Presidente
António Oliveira
Diretores
Departamento dos Maiores
Liliana Moreira
Departamento da Infância e Juventude
Carolina Pinto
Departamento de contabilidade e recursos humanos
Maria do Carmo Coelho
Documento Oficiais
Somos uma equipa dedicada a Si e aos Seus!
Entre em contacto conosco! Estamos aqui para o/a ajudar!
Contamos com uma equipa multidisciplinar que, de forma célere, responderá a todas as questões que tenha, identificando a melhor resposta para a sua necessidade.